Diante da ampliação da abertura do mercado de energia elétrica no Brasil desde janeiro de 2024, que agora inclui todos os consumidores classificados como Grupo A (alta/média tensão) sem limite mínimo de demanda contratada, aproximadamente 150.000 unidades consumidoras estão se deparando com uma variedade de produtos e propostas de comercializadoras varejistas.

Com base nisso, o empresário e/ou decisor se vê com várias propostas em mãos, e precisa de um certo conhecimento para que consiga interpretar diferentes parâmetros e poder avaliar cada proposta, na mesma base de comparação.

Assim, listamos 7 pontos importantes para que as empresas possam uniformizar as propostas e escolher aquela que apresenta, realmente, as melhores condições:

1. Preço da energia

Verifique o preço por MWh oferecido pela comercializadora e a forma de reajuste do valor, além de observar o tipo de energia, se convencional ou incentivada 50% ou 100%;

2. Impostos e encargos

Além do preço da energia, existem os impostos e os encargos que podem ser aplicados. Certifique-se de entender todos eles. Algumas propostas assumem esses encargos em sua totalidade ou parcialmente, isso faz total diferença no resultado da viabilidade econômica esperada na migração;

3. Flexibilidade do contrato

Algumas propostas podem oferecer contratos mais flexíveis do que outras. Isso pode incluir a capacidade de ajustar o consumo de energia ou alterar a duração do contrato. Isso traz mais ou menos conforto da variação de consumo sazonal.

4. Reputação da comercializadora

Faça uma pesquisa sobre a reputação da comercializadora e o tempo de atuação no mercado. Isso pode incluir a leitura de avaliações de clientes e a verificação de quaisquer reclamações feitas contra a empresa;

5. Origem da energia

Algumas empresas podem preferir comprar energia de fontes renováveis. Verifique se a comercializadora pode fornecer este tipo de energia, que além de contribuir para a sustentabilidade, proporciona descontos em alguns itens que ainda serão pagos para as distribuidoras, depois da migração (vide item 1 acima);

6. Gestão e atendimento ao cliente

A prestação dos serviços de gestão está inclusa na proposta ou será cobrada à parte? O nível de atendimento ao cliente oferecido pela comercializadora é outro fator importante a considerar;

7. Transparência

A comercializadora deve ser transparente sobre todos os aspectos do contrato, incluindo preços, tarifas, encargos, termos e condições. Eles devem ser capazes de responder a todas as suas perguntas de maneira clara e completa.

Lembre-se, a escolha da comercializadora de energia deve ser baseada em uma combinação desses fatores, e não apenas no preço da energia ou no suposto percentual de “economia” ora apresentado.

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Autores: Alexandre Riqueti, Pedro Luiz M. da Silva Jr. e Tiago Berner Vivian

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